Habitar a Contradição de Carlos Bunga
Local:
Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM)
Data:
08 de novembro 2025 - 30 de março 2026
Mais Informações:
Centro de Arte Moderna Gulbenkian
O artista português residente em Espanha, Carlos Bunga, apresenta uma das suas exposições mais complexas e pessoais até hoje: uma das maiores instalações site-specific em cartão, que inclui obras da Coleção do CAM.
Carlos Bunga (Porto, 1976), atualmente a viver e a trabalhar em Barcelona, desenvolve o seu trabalho em torno das possibilidades da forma. O que começou como uma investigação sobre os limites da pintura transformou-se num trabalho que hibridiza suportes e superfícies, até que a pintura passou a ser um espaço de atividade. O seu processo ecoa as experiências dos artistas conceptuais e performativos das décadas de 1960 e 1970, que recorriam a gestos simples e iterativos para gerar intensidade sensorial e emocional. Ao longo dos anos, a sua obra estendeu-se ao desenho, à escultura, à instalação, à fotografia e ao vídeo.
Carlos Bunga realiza exposições individuais desde 2002 em instituições como Sarasota Art Museum; Whitechapel, Londres; MAAT, Lisboa; e MACBA, Barcelona. Participou também em coletivas, entre elas a 35.ª Bienal de São Paulo, Meia-Noite”— Bienal de Coimbra 2021, e Quote/Unquote: entre apropriação e diálogo no MAAT, Lisboa. Integra importantes coleções institucionais, como as do MoMA (Nova Iorque, EUA), do Pérez Art Museum (Miami, EUA), do Museu d’Art Contemporani de Barcelona — MACBA (Barcelona, Espanha) e do Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa).